terça-feira, 6 de maio de 2014

O Início de Tudo

E aí galera, tranquilo?
Com este texto, começo novamente um dos passos mais difíceis que já dei em minha vida, o emagrecimento (logo vocês saberão o porquê de estar começando de novo).
Mas vamos voltar um pouco mais, para o ano de 1996.



Para quem não me conhece, sou o de regata dos bananas de pijamas (não era um manifesto #SomosTodosMacacos).
Como podem ver na foto, sempre fui uma criança bem ativa (lê-se arteira, peste, bagunceira), e sempre bem magrinho.
Manti este tipo físico até meados de meus 12/13 anos, quando comecei a ficar mais "cheinho". Sempre fui praticante de esportes. Meu pai sempre me incentivou á prática de diversas modalidades, porém, a que mais se destacou em minha infância foi o ciclismo, havendo até um episódio em que pedalamos de Porto Alegre até Tramandaí, mas isto fica para um outro post, pois não quero perder o foco.
O tempo foi passando, e, por volta dos 14 anos, munido de um Pentium I novinho que meu pai me comprou (na época era o top de linha), descobri o mundo dos games, do sedentarismo, e deixei de lado a Bike, os exercícios na rua, futebol com os amigos, etc. E este, meu amigo, é um caminho bem complicado, pois os números na balança crescem exponencialmente.

Com 18 anos, medindo 1,80m de altura, cheguei aos 134,00kgs.
Quem não é gordinho talvez não vá entender, mas quem é, com certeza sabe o sofrimento que é tu comprar uma  roupa que caiba e tu se sinta confortável, uma calça que não fique tão apertada ao ponto de o PUM precisar de um GPS para conseguir sair dela, sim amigos, é difícil.
Resolvi dar um jeito nisso. E pensei no que iria fazer para mudar este panorama. Em uma tarde, pensando no que iria fazer, lembrei que meu pai sempre me falou para eu ir no Judô, pois ele tinha praticado quando era adolescente e tinha gostado muito. Aproveitei que somos sócios do Grêmio Náutico União e fui lá fazer uma aula experimental. Foi amor á primeira vista.
Chegando lá, um senhor robusto, cabeça branca, chamado Sensei Moraes, conversou um pouco comigo, me botou para treinar junto com a galera, e eu, á procura de algo para minha vida, me entreguei com todas minhas forças. Dito e feito, na segunda semana, devido á meus resultados nos treinamentos, já estava inscrito em minha primeira competição. Dali em diante, peguei paixão por este esporte que realmente é incrível. No início, a minha perda de peso não foi muito grande, pois ao mesmo tempo que o peso me incomodava na minha vida pessoal, era útil na minha vida de atleta, pois como eu era bem pesado, era muito difícil de me derrubarem (ou pelo ao menos isso era o que eu achava). Até que com 6 meses de judô, venci uma seletiva para participar de um Campeonato Brasileiro Regional em Florianópolis. Me lembro que na pesagem deste torneio, pesei 128,00. Achou muito? Foi aí que olhei na súmula da pesagem e vi que o meu adversário mais leva pesava cerca de 138,00, e havia um catarinense apelidado "Baby", com míseros 167,00 kgs. Foi um choque, eu parecia uma formiguinha no meio daqueles "gigantes". Resultado: Apanhei pra Dedéu.
Pronto, agora, além de minha vida pessoal, o meu peso me atrapalhava também em minha vida como atleta, pois na categoria Peso pesado, o importante é ter acima de +100kgs, não interessa o limite.
Foi então que decidi que iria baixar para a categoria Meio Pesado (de 90,1kg até 100,00kg).
Comecei a me dedicar muito, pois como eu só fazia faculdade no período da manhã, tinha o resto do dia livre para me dedicar a minha perda de peso. Corria diariamente, fazia academia e Treinava Judô cerca de 5 vezes por semana. Dia após dia, mantinha esta rotina, aliada a uma dieta alimentar muito restritiva, baseada em Bifes com Salada e Água. Foram cerca de 5 meses nesta rotina, e lá se foram embora os 28,00kgs que faltavam para eu baixar de categoria.

 

Com 100,00kg, dei uma desacelerada na perda de peso, procurando me manter nesta faixa de peso, entre 98,00kg e 100,00kg.
Porém, havia uma seletiva para um Campeonato Brasileiro em Cuiabá e Eu e meu grande amigo do Judô Antônio estávamos na mesma categoria, e um dos dois precisaria baixar, para podermos viajar juntos. Ambos estavam com 99,00kg, porém, o Antônio falou que não ia conseguir baixar, pois faltavam cerca de 40 dias. Eu, naquele Frenesi de baixar peso, aceitei o desafio, e novamente comecei a baixar de peso. E lá se foram mais 9,00kg. No total foram 44,00kgs perdidos (Ambos vencemos a seletiva Estadual).

Na foto, eu e o Antônio em Cuiabá, 40ºC.


Mantive este peso por 2 anos, tudo estava tranquilo, até que após uma viagem para um Campeonato Brasileiro em 2010 no Rio de Janeiro acabou de uma maneira inesperada. Quando cheguei no aeroporto em Porto Alegre, meu pai, meu irmão e minha noiva (na época namorada), me receberam com umas caras tristes, me contando que minha mãe tinha tido um Infarto enquanto eu estava longe. Na hora nem mesmo acreditei, fomos direto para o hospital, e só no caminho que a ficha foi realmente caindo. Fiquei muito mal. Lembro que naquela mesma noite já comecei o meu declínio alimentício: 1 Big Mac com batata grande, refrigerante grande e mais um outro hamburguer extra.
Não quis mais ir no judô por um tempo, queria ficar em casa mais tempo, não queria mais viajar para competições, e minha alimentação ficou descontrolada novamente, fazendo os números da balança subirem novamente, pouco a pouco.
De lá para cá, foram cerca de 3 anos, onde eu engordei TODOS os quilos que eu tinha perdido. Isso mesmo, voltei a estaca zero, e ontem, ao me pesar, fiquei triste, pois pensei em todo esforço que fiz para perder 44kgs e ontem cheguei a estaca zero, o marco inicial, os 134,00kgs. E por isso resolvi tomar uma atitude novamente, como a que tive em 2009, que mudei radicalmente minha vida (para melhor) e vou fazer isso de novo.
Neste blog vou mostrar meus exercícios, dificuldades, recaídas (poucas, eu espero!), pesagens, etc.
Sei que é uma exposição grande, porém, estou encarando este blog como uma ferramenta a mais para minha motivação, e espero que ajude a motivar mais pessoas, e mostrar que é possível fazer de novo o que já fiz, perder peso (44kgs para ser mais exato), sem o uso de remédios, apenas com uma drástica mudança de hábitos e atitudes.

Espero que todos vocês gostem, compartilhem comigo suas experiências, comentem e curtam este "Diário de Bordo", pois isso me dará mais ânimo ainda para continuar.

Bruno Zacher. Futuro Ex-Gordinho.












5 comentários:

  1. Show de bolaaa, Brunão! Parabéns pela iniciativa e por todos os incessantes esforços para atingir teu objetivo. Saudades. Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Bruninha, agora vai, hehehe. Saudades mesmo. Temos que marcar o reencontro da 321!!!! Beijos.

      Excluir
  2. E VAIS CONSEGUIR, TENHO CERTEZA DISTO !!! (Emocionante teu relato, gostei muito de ler ...).

    ResponderExcluir
  3. Os resultados que você obteve no passado são a prova de que você é capaz de atingir seus objetivos, sendo assim, recomeçar é apenas o primeiro passo para que você chegue onde pretende!
    Estou me esforçando para conseguir emagrecer, mas é muito difícil, as tentações são muitas e, muitas vezes, me vejo fraca diante delas, mas estou tentando me reeducar e, assim, mudar meus hábitos.
    Boa sorte para nós!

    ResponderExcluir